Sua Chegada

Sua Chegada

[wp-stealth-ads rows="1" mobile-rows="1"]

Muitas pessoas ficam preocupadas com a chegada nos Estados Unidos, por ter que passar pela conversa com os agentes de imigração e os fiscais da alfândega.
Por isso, resolvi compilar algumas dicas/perguntas e respostas para tranquilizar a todos!

Por que existe este processo todo?

Apesar de você estar com um visto americano em seu passaporte (ou passaporte europeu), o governo americano quer certificar que você não está com intenção de morar ilegalmente no país. Assim, eles querem assegurar que você possui laços com o país de origem, no nosso caso, o Brasil.
Apenas para comparação, o Brasil possui processo semelhante para a chegada de estrangeiros em nosso país.

O que eu faço quando saio do avião?

Após pousar nos Estados Unidos, você precisará passar pelos agentes de imigração e pela alfândega (o chamado “customs”). Isto  acontecerá mesmo que você ainda não tenha chegado em seu destino final. Por exemplo, muitas pessoas pousam em Miami e depois embarcam para Orlando. O procedimento de imigração é feito na primeira cidade americana que você desembarcar, neste caso, Miami.
Após sair do avião, basta seguir as pessoas, pois todos tem que passar pela imigração, mesmo os cidadãos americanos.

Após sair do avião, devo pegar minhas malas antes de passar pelos agentes de imigração?

Não. Suas malas só estarão disponíveis depois que você passar pelos agentes de imigração americanos.

Não sei falar inglês. Isto é um problema?

Não. Todos os agentes sabem falar espanhol e muitos até arranham um português. Não se preocupe com isto. Eles vão te entender mais do que você pensa…

Que fila devo pegar?

Quando você chega no local onde estão os guichês nos quais os agentes de imigração estão, existe uma área para os cidadãos americanos e outras para os estrangeiros (não importa se você tem passaporte europeu, dá na mesma). Siga a orientação dos guardas, que te direcionarão para o atendimento a estrangeiros.
Dependendo do portão no qual você desembarcou, pode existir uma fila única ou várias filas pequenas, na frente de cada guichê. Basta escolher uma delas e esperar.

O que preciso levar em mãos?

Neste momento, você precisará do passaporte com visto americano e os formulários preenchidos:
– I-94 (branco): um para cada pessoa (http://forms.cbp.gov/pdf/arrival.pdf)
– 6059B (azul): um por família.

Sempre é recomendado que você leve uma pastinha em mãos (fora da mala) com a reserva do seu hotel e a reserva do retorno aéreo, caso o agente solicite.

O que eu não posso ou não devo fazer na fila de espera?

– É expressamente proibido falar ao telefone celular nesta área. Nem caia na tentação de ligá-lo, pois mesmo se você estiver jogando Angry Birds no celular, os guardas podem achar que você está tirando fotos, o que é proibido também. Se eles pegarem, você vai perder horas tentando explicar…

– Não reclame da fila. Sim, você vai passar de 15 a 60 minutos esperando em pé, após um vôo de 9 horas de duração. Você pode perder o próximo vôo…Dá raiva. Mas, não reclame, muito menos em voz alta. Os guardas, fiscais e câmeras ficam olhando para quem se “sobressai” na multidão…

– Não fale mal do processo de imigração americano em português, pensando que eles não entendem: os guardas e fiscais sabem falar portugues e espanhol, não se engane…

– Nunca, nunca, nunca faça piadinhas sobre o processo de segurança americano…

Seu próximo vôo vai sair daqui a pouco e você continua na fila. O que fazer?

Vá até o guarda que fica perto da fila e mostre para ele que seu vôo vai sair em breve (use o papel de reserva de seu vôo). Mas, prepare-se: em geral, eles não ligam pra isto e você acaba perdendo o vôo mesmo.
Para eles, a segurança nacional é mais importante que sua escala…
Se ele não deixar você passar na frente, agradeça a atenção e volte para seu lugar na fila. As empresas aéreas estão acostumadas a isto e você pode pegar o próximo vôo sem custos adicionais.

Você está com crianças de colo/ idosos/ etc. Pode passar na frente?

Não. Porém, os guardas ficam observando e geralmente puxam as famílias com crianças pequenas ou pessoas com deficiência de locomoção para a frente. Grande parte das pessoas que chegam ali são crianças ou idosos: se eles passassem todos na frente a fila ficaria uma loucura…

Cada pessoa passa sozinha no guichê?

As pessoas da mesma família podem passar juntas na entrevista. Oficialmente, eles  consideram que pessoas da mesma família devem morar na mesma residência, porém recentemente eles estão aceitando que os avôs e avós que acompanham a família passem juntos (mas não é garantia).

Estamos viajando com meus filhos e a babá nos acompanhará. Ela passa junto conosco?

 Sim. Empregadas e babás possuem vistos temporários atrelados ao da família, sendo considerados parte dela durante a entrevista.

Estou viajando com meus amigos. Podemos passar juntos no guichê?

Não. Só famílias podem passar em grupos na entrevista.

Cheguei no guichê e estou na frente do agente de imigração. E agora?

Booking.com

Sorria e fale bom dia/ boa tarde/ boa noite, na lingua que preferir.
Lembre-se: ele estará prestando atenção em tudo o que você disser em português para as pessoas que estão com você. Faz parte do trabalho dele. Ele entende a nossa lingua e está observando, mesmo que não pareça. Desta forma, cuidado no que fala com os outros durante esta entrevista.
O agente vai começar perguntando qual é o objetivo da viagem (“what’s the purpose of your trip?”). Responda que você vai para a Disney ou que está de férias e quer conhecer os Estados Unidos.
Ele também vai te perguntar quantos dias você vai ficar (“How many days will you stay is US?”). Fale a quantidade de dias que você ficará e a data vai embarcar de volta.
Por fim, ele vai perguntar onde você vai ficar enquanto estiver nos Estados Unidos (“Where will you stay?”). Fale o nome do hotel que você ficará. Se forem vários, mencione todos eles.
Ele poderá fazer perguntas adicionais, se sentir que é necessário. Fique calmo, isto é normal. Se você não entender o que ele está falando, basta dizer que não entendeu e peça para repetir. Se ele estiver falando em inglês e você não souber, fale que não sabe nada de inglês.
Não abra sua mala para pegar algum documento, exceto se ele pedir isto!
Após a bateria de perguntas, o agente vai pedir para você e cada pessoa que esteja junto para  colocar os dedos na máquina que lê as impressões digitais. Após isto, ele tirará uma foto de sua face (sem óculos).
Tudo certo, ele carimba seu passaporte, grampeia parte do formulário I-94 no seu passaporte e te devolve o formulário 6059B (azul).

Diga obrigado e saia.

O que é a temida “salinha” de imigração?

Este é o maior medo dos brasileiros na imigração: ir para a salinha…
Caso o agente de imigração não fique satisfeito com a entrevista, ou se ele interpretar que faltou algum documento necessário, o turista será encaminhado para uma segunda entrevista, na tal salinha. Na verdade é uma área na qual agentes farão uma pesquisa mais detalhada a pessoa, levantará alguns dados históricos, checará sua reserva com o hotel, etc…
Se o segundo agente não estiver confortável com a entrada do turista, ele será deportado.
Por exemplo, conheço uma pessoa que foi para a salinha porque a impressão digital tinha sido capturada errada na embaixada americana. Ou seja, na hora do guichê, a impressão digital não bateu…
Na salinha, eles checaram os dados por mais ou menos 2 horas e liberaram a entrada dela nos Estados Unidos.

Se você vai para a salinha é certeza que você vai ser deportado?

Não! Ir para a salinha significa apenas que sua entrevista será mais detalhada e você gastará no mínimo mais uma hora e meia no processo.
Você precisará apresentar muito mais documentos: reservas de hotel, ingressos, mostrar o dinheiro que está carregando, etc…
Nesta sala, os agentes são mais duros com os turistas, fazendo perguntas mais diretas e insistentes. Eles vão querer verificar tudo!
Vale uma boa dica: NUNCA MINTA PARA ELES. Eles sabem quando as pessoas estão mentindo pela linguagem corportal e fazer isto é quase carimbar o passaporte de volta.

Estou viajando com meus amigos. Eu e minha família fomos aprovados na imigração, porém eles foram para a salinha. E agora?

Melhor combinar este cenário com antecedência!
Se vocês pousarem direto em Orlando, combinem que vocês vão se encontrar nos bancos do saguão do aeroporto (na frente da loja da Universal ou da NASA, por exemplo) e que, ao sair da salinha, a pessoa vai ligar via celular para os demais do grupo para se encontrarem.
Se vocês não pousaram em Orlando e tiverem ainda um vôo para Orlando, você precisará pegar o vôo no horário de sua reserva e deixar seus amigos para pegarem o vôo seguinte. Neste caso, combinem que vão de comunicar via celular para se encontrarem no hotel, horas depois.

Fui aprovado pelo agente de imigração. E agora? Pra onde vou?

Vá pegar suas malas. Mantenha o formulário 6059B em mãos. Pegue sua mala e caminhe para a saída. Haverá ainda mais um ponto de checagem antes de entrar no salão do aeroporto: o customs.

O que é o Customs?

Customs é a alfândega. Eles verificam o que está nas malas das pessoas que estão entrando no país. É proibido, por exemplo, entrar com alimentos e plantas nos Estados Unidos ou algumas drogas não autorizadas.

O que eu faço na Alfândega?

Os fiscais vão pedir o formulário 6059B. Entregue para eles. Eles vão perguntar para onde você vai e quanto dinheiro está trazendo? (“How much cash are you bringuin’?”). Responda para ele e espere suas orientações. Ele pode te direcionar para a saída (o saguão do aeroporto) ou para a inspeção detalhada de malas.

Eles vão abrir minha mala. Estou trazendo meus remédios. E agora?

Você pode trazer remédios, desde que as caixas estejam fechadas e você tenha uma receita médica de seu médico.
Para remédios mais comuns( aspirina, tylenol, vitaminas, suplementos alimentares, etc) não é obrigatória a receita, desde que a quantidade que você está levando seja compatível com o período que você ficará nos Estados Unidos (https://help.cbp.gov/app/answers/detail/a_id/1217).

Eles abrem as malas de todos?

Não! Eles escolhem aleatoriamente algumas pessoas para abrir as malas. O processo demora um pouco: caso você seja escolhido, vai perder de 30 minutos a 1 hora.

E depois?

Depois disso, nós estremos te esperando , do lado de fora, de braços aberto para fazer da sua viagem um sonho.

E boa viagem!



Booking.com

Share